Os 50, 1ª parte, PARIS

Como já escrevi anteriormente, quando fiz 30 anos passei meu aniversário no Mediterrâneo, entre a Córsega e a Sardenha. Para comemorar os 40, meu aniversário caiu no sábado e fiz uma festa que começou na sexta e terminou na terça.

Gosto de comemorar datas de aniversário. Na verdade, é uma data que gosto muito.

Desde de 2006 que venho pensando, o que fazer nos meus 50?

No começo deste ano, eu tinha idéia de que minha peça já teria estreado e eu poderia completar os 50 anos no palco. Nada melhor para uma atriz. Era essa a idéia e o cronograma, mas por dificuldades de captação isso não ocorreu.

No ano passado, quando estava comemorando os 49, dei uma festa em casa e os vizinhos chamaram a polícia às 2 horas da manhã por que a música estava alta. Era música brasileira para dançar, o que me fez pensar que, talvez fosse justamente isso o mau humor, já que, por diversas vezes ouço festa com eletrônico americano até as 4 da manhã. Não gosto nada desse bate estaca na minha cabeça, mas deixo que as pessoas se divirtam e coloco um tampão de ouvido para dormir.

Somos vizinhos e não custava nada me ligar e pedir que eu abaixasse o som, que alias não estava nada absurdamente alto. Como as pessoas estão cada vez mais distantes…

Quando eu era criança, o senso para vizinho era completamente diferente do que é hoje.

Enfim, colocado esse problema, eu não poderia escolher celebrar meu aniversário de 50 anos com a polícia batendo na minha porta e tão pouco gostaria de alugar uma casa de festas, já que minha casa é tão bela e ótima para dar festas.

Isso começou a me dar uma grande agonia.

Lembrei que durante os dez anos que separaram os meus 30 dos meus 40 anos, pude viver a melhor temporada da minha vida, daí decidi que passaria, novamente, meu aniversário na Europa.

No dia 28 embarquei em direção a Paris, cidade que tive uma ligação muito forte em diversas situações. Cheguei a passar grandes temporadas nela e foi nela também que conheci uma das pessoas a quem mais admiro e que infelizmente nos deixou recentemente, Violeta Arraes.

Paris estava radiante como sempre e foi uma bela escolha para o começo dessa comemoração.

A partir de hoje, vou escrever sobre minha viagem e sobre todos os lugares que vou passar celebrando meus 50 anos. Vamos comemorar juntos?

Viviers, 05 de julho de 2008.

Lúcia Veríssimo

Paris

Deixe uma resposta