MORAL OU A GRANDE FALTA DELA (“RELATIVO AOS COSTUMES”)

Segundo nosso querido Aurélio, a moral (feminino) é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. E o moral (masculino) o conjunto das nossas faculdades morais; brio, vergonha.

De acordo com José Ferrater Mora, em se tratando de ética (inteiramente identificada com o ou a moral), Aristóteles considerava que as virtudes éticas se desenvolvem na prática, são virtudes que servem para a realização da ordem na vida – a justiça, o valor, A AMIZADE, etc. A sabedoria e a prudência estão também nesse pacote.

Minha questão é: o que está acontecendo no mundo?

Onde está a moral das pessoas?

Só estou vendo sordidez e falta de amor ao outro no sentido mais amplo da palavra.

Só estou vendo o quanto todos estão afundando e se enxovalhando num mar de imoralidade ou melhor, amoralidade.

Essas mensagens de final do ano, então, são o fim. Todos falando um monte de mentiras. Li diversos textos e um deles, em especial, conclamava que a palavra de ordem era o respeito. Que respeito? Hipocrisia, isso sim.

Cadê a ação?

Onde está a vontade do ser humano de fazer algo de que, realmente, se orgulhe. Pensando na vida, não furtivamente e sim com a visão de que aqui, estamos tendo reais possibilidades de aprendizados maiores.

Em nome de muito pouco se põe a perder valores que nunca deveriam ser questionados.

Então, gostaria de pedir a todos que me ajudem a escrever sobre o que pensam e desejam dos amigos, amores, familiares, políticos, professores, patrões, empregados ou qualquer tipo de relação humana.

Onde vocês detectam mais facilmente essa falta de moral e ética que nos está assolando sem perdão?

A partir do que vocês me escreverem, vou abrir forte debate sobre a questão.

Agradeço a ajuda de todos vocês.

 

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2008.

Uma resposta para “MORAL OU A GRANDE FALTA DELA (“RELATIVO AOS COSTUMES”)”

Deixe uma resposta